17/09/2021 Secretaria da Indústria, Comércio, Turismo e Desporto

PROJETO MINI OLIMPÍADAS NA ESCOLA – JOGOS OLÍMPICOS e PARALÍMPICOS

Texto: Desenvolvido pela professora Vanessa Vizentini nas aulas de Educação Física, e com o apoio dos demais professores, o Projeto “Mini Olimpíadas na Escola” tem a finalidade e o intuito de trabalhar com os alunos o gosto pelo esporte, o espírito competitivo a integração entre os alunos, bem como a importância de se seguir regras e a necessidade de se desenvolver habilidades e o desenvolvimento lógico de cada um.

O projeto envolveu e integrou todos os alunos do terceiro, quarto e quinto ano. As atividades planejadas foram as modalidades olímpicas e paraolímpicas. Trabalhando com as turmas a história das Olímpiadas e Paraolímpiadas, os países, as modalidades esportivas, a bandeira olímpica, o significado dos aros e suas cores. Na construção do mascote e da Tocha Olímpica que se deu através de concurso onde deveriam ser observados a história, costumes e tradição do nosso estado (Rio Grande do Sul) e do nosso município (Dois Lajeados), o principal objetivo foi transformar o trabalho de forma lúdica e prazerosa, no sentido de despertar para novas aquisições do saber e do conhecimento para o  processo de desenvolvimento do educando, provocando uma nova maneira de agir e pensar através do lúdico e possibilitando no brincar e no jogar a sua importância na vida humana, levando à reflexão a respeito da naturalidade e do espírito esportivo.

Foram realizadas as modalidades esportivas de futebol, corrida com obstáculo, salto em distância, bola ao alvo, acerto ao alvo, lançamento de dardo e tênis adaptado. Os jogos tiveram início na segunda feira dia 13 de setembro e serão concluídos na sexta feira dia 17 de setembro, com as finais de cada modalidade e com a entrega das medalhas. As equipes foram sorteadas envolvendo assim todos os alunos em forma de integração. Os jogos tiveram início com o revezamento da Tocha Olímpica em caminhada até o ginásio municipal, tocha essa que foi confeccionada pelos alunos e a qual foi escolhida em votação por toda comunidade escolar.

O evento iniciou com a fala da Secretária Municipal de Educação Sra. Camila Scalco, que discursou sobre a importância do espírito esportivo e da integração das turmas, envolvendo todo ambiente escolar e do respeito nas brincadeiras e jogos. Divididos em grupos que representavam países e cada qual coordenado por um professor, os alunos se organizaram para as modalidades esportivas.

A culminância do projeto se dará com a entrega das medalhas a todos os competidores, medalha de ouro, prata e bronze e de participação a todo grupo escolar que compõem a EMEF Construindo o Saber, simbolizando a vitória de todos. Como nos diz Piaget “O jogo proporciona à criança viver momentos de colaboração, competição e também de oposição, ensinando-as a conhecer regras, respeitar o companheiro e aumentar os contatos sociais, ajuda ainda na superação do egocentrismo. O jogo oportuniza o desenvolvimento motor da criança, permitindo que ela crie e monte seus próprios jogos melhorando as suas habilidades, motiva-a também a ultrapassar seus limites.”