Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal

BRASÃO

 

Significado do Escudo de Dois Lajeados:

O formato de cuia, homenageando o Estado e uma planta nativa de grande destaque. No interior uma paisagem turística internacionalmente conhecida, viaduto da Estrada de Ferro 491. Pinheiro à direita, planta bastante expressiva no Município. Na parte externa como ornamento vemos folhas de parreiras e cacho de uva, um ramo de milho, folhas de erva-mate e cítricos, produtos da região. Na parte inferior uma faixa com a data de emancipação do Município de Dois Lajeados.

 

BANDEIRA MUNICIPAL

 

A Bandeira nela aparece duas cores que significam:

O Azul representa a serenidade.

O Branco representa a paz e integração entre todos os munícipes.

Bandeira Municipal pode ser usada em todas as manifestações festivas do Município, luto oficial e em todas as repartições Municipais e Estaduais, bem como, nos estabelecimentos de ensino público e particulares, escritórios, salas de aula, campos de futebol, ruas e praças sempre que lhe seja assegurado devido respeito, também é conduzido em formaturas e desfiles.

A Bandeira quando hasteada juntamente com a Bandeira Nacional e Bandeira Estadual, tomará a seguinte posição: A Bandeira Nacional ao centro, a Bandeira Estadual à direita e a Bandeira Municipal à esquerda. Quando usada apenas com uma destas duas Bandeiras, ficará a sua esquerda.

 

ÁRVORE SÍMBOLO

 

 

A árvore símbolo foi escolhida através de projeto no ano de 2004. Foram selecionadas em reunião, os nomes de algumas árvores que se adaptavam ao nosso clima, as cinco espécies selecionadas foram: Ipê, Estremosa, Manacá, Cássia Macranthera e Ingá Feijão. Todos os Doislajeadenses tiveram oportunidade de votar, foram 927 votantes, tendo como 1º lugar à árvore Cássia Macranthera conhecida como “Bolão de Ouro”, árvore de belo efeito quando florida, devido ao colorido amarelo intenso das suas flores. Com 325 votos esta árvore foi instituída árvore símbolo do município conforme Lei Municipal nº 1026/2004, foi plantada em lugares de destaque, com o espírito de valorização e preservação do meio ambiente, despertando assim o amor pela natureza e o embelezamento do lugar.

 

HINO A DOIS LAJEADOS

 

LETRA: PE. BRUNO PARIS SETEMBRO/1977

MÚSICA: CELSO DALMONTE 12 DE SETEMBRO 1985

 

Em altas serras nos costado

Encastado em verde anel

Brilha alegre Dois Lajeados

Em teu fulgido painel

 

Agiganta-se tua torre

Dedo erguido para o céu

É o sinal que nunca morre

Firme a fé dos filhos teus

 

Estribilho: bis

Terra amada sempre avança

Do progresso nos umbrais

Irradiando a tua pujança

Viva a herança de teus pais

 

Os teus lares são colmeias

Onde ferve árduo labor

E borbulha ainda em tuas veias

Dos pioneiros o valor

 

E o melhor jardim de flores

É de jovens a legião

Que cultiva seus valores

Integral sua formação

 

Estribilho: bis

Terra amada sempre avança

Do progresso nos umbrais

Irradiando a tua pujança

Viva a herança de teus pais.

Conteúdo Rodapé