31/01/2024 Secretaria da Saúde e Assistência Social

Hospital de Caridade São Roque é contemplado com recurso do Programa Avançar, do Governo Estadual

Hospital de Caridade São Roque foi contemplado com o valor de R$ 502.000,00.

Na última segunda-feira, dia 29, a prefeita em exercício Fabiana Giacomin esteve em Porto Alegre, juntamente com secretária da Saúde Marieli Bedin, presidente do Hospital Firmino Ziglioli, administradora Sueli Capellaro e vereador Sidimar Capitanio, participando de evento onde a Secretaria Estadual da Saúde anunciou o repasse de R$ 3,5 milhões para sete Hospitais de Pequeno Porte no Rio Grande do Sul, com até 50 leitos. Os recursos são destinados a compra de equipamentos e obras de reforma ou ampliação dos hospitais.
Nosso Hospital de Caridade São Roque foi contemplado com o valor de R$ 502.000,00. O recurso justifica-se pela necessidade urgente de atender normas sanitárias vigentes através da aquisição e instalação de equipamentos para sistema de renovação de ar no setor do centro cirúrgico (compreendendo salas 01 e 02, sala de recuperação anestésica, posto de enfermagem e circulação do bloco cirúrgico), conforme projeto apresentado pela instituição junto ao Estado.
Com estas melhorias o HCSR poderá atender com mais segurança e qualidade as demandas existentes, pelo fato de que este hospital, além de prestar diariamente serviços de atendimento clínico e de urgência a três municípios de sua referência, absorve, também, demandas espontâneas ocorridas nas rodovias de abrangência e ainda ameniza as dificuldades enfrentadas devido às enchentes que assolaram a região do Vale do Taquari e que têm dificultado acessos para outros centros de saúde.
Com a aquisição destes equipamentos e a viabilização da sua instalação, certamente será possível garantir a continuidade dos atendimentos aos pacientes no próprio município, evitando assim a transferência destes para outros centros de saúde e a sobrecarga nos grandes hospitais.