07/12/2021 Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente

CAPACITAÇÃO E PROCESSAMENTO ARTESANAL DE PRODUTOS

A Administração Municipal, Emater, Associação dos Clubes de Mães e com o apoio da Câmara Municipal de Vereadores, realizou no último dia 02, a última etapa das capacitações para 2021 com as famílias, desta vez em confeitaria. Estas capacitações fazem parte do planejamento do Plano Socioassitencial e do trabalho com os Clubes de Mães e famílias rurais. Esta última etapa, teve três momentos: a primeira delas foi as explicações passo a passo das receitas apresentadas, totalizando 14. Também foi repassado o aproveitamento e o processamento dos produtos que as famílias disponibilizam na propriedade, a grande maioria, bastando apenas processar,  agregando valor e diversificação. A segunda etapa, foi marcada pela demonstração e a elaboração de recheios/coberturas para tortas, mousses, geleias de brilho para bolos e sobremesas, bolos de beterraba, bolo de mel, torta suíça (pudim de padaria),  glacê e o desmoldante caseiro. Após a oficina, as associadas puderam degustar os produtos elaborados e perceberam que: ao se dedicar em transformar os produtos que possuem em suas casas,  não é uma tarefa tão difícil e o resultado é compensador, pois levam para a mesa um produto onde elas mesmas conseguem gerenciar todo o processo, prezando pelo cuidado, higiene e sem dúvida a gratificação de produzir alimentos elaborados para a família. Para o próximo ano, a Equipe da EMATER garante a manutenção destas capacitações, pois são momentos de grande aprendizado e de muitas trocas de experiências para as famílias; também a Equipe da Emater agradece a dedicação das participantes e sem dúvida da Administração Municipal que sempre apoiou o trabalho destinando recursos à Associação dos Clubes de Mães para a realização destas capacitações.