17/12/2021 Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente

Políticas públicas para secagem e armazenagem de grãos pautam evento

Na última sexta-feira, dia 10, foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores, um evento para apresentar a representantes de prefeituras da região, secretários, produtores e extensionistas da Emater, o Programa Municipal de Secagem e Armazenagem de Grãos nas Propriedades. O objetivo do programa é o de incentivar os agricultores a armazenar os grãos produzidos na propriedade para uso próprio ou para comercialização.

Dentro do programa, os silos devem seguir o padrão desenvolvido pela Emater/RS-Ascar, construído em alvenaria, com secagem a ar natural e capacidade para até 300 sacas. Nesse sentido, a prefeitura auxilia com brita, terraplanagem para a construção do silo e, também, um valor de até R$ 5 mil por produtor, para a aquisição do ventilador, peça fundamental na construção do silo. Dois Lajeados conta hoje com 40 silos que beneficiam 32 famílias, com um total de capacidade de armazenamento de 25 mil sacos e espera ampliar mais de R$ 50 mil no programa no próximo ano.

Os participantes também puderam conhecer um dos silos do município, na propriedade do agricultor Danilo Ortolan, que juntamente com o filho Tiago, explicou sua experiência com os silos secadores em alvenaria que, desde 2015, garantem a qualidade de armazenamento do grão.

A respeito da construção do silo, o extensionista da Emater/RS-Ascar Fábio Balerini destaca não haver maiores dificuldades, já que o modelo é de fácil execução, permite o uso de materiais disponíveis na propriedade e no comércio local, como madeira, ferro, areia, tijolo, além de ser de baixo investimento. Nas palavras do extensionista da Emater/RS-Ascar Jorge Cappellaro, “é o tipo de evolução no sistema de secagem que confere autonomia ao produtor, que decide quando colhe, quanto colhe e como armazena”.

Interessados podem procurar a Emater/RS-Ascar, que atua em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, para inscrição no programa, sendo que os nomes inscritos passarão pela apreciação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (Comdeagro). A Emater/RS-Ascar também acompanhará todas as etapas da execução dos projetos.